Como vender mais em mercados difíceis

Vender em mercados difíceis é um desafio. No entanto, há pontos que fazem a diferença no momento de negociar em setores mais áridos do que outros. Não desanime e lembre-se constantemente que:

Se é difícil para você, é difícil para todo mundo. É como em uma prova de nível elevado, o grau de dificuldade é igual para todos. Porém, quem se sai melhor? Os mais bem preparados.

E há uma vantagem quando é difícil: é mais “simples” se destacar, do contrário, quando é fácil, muito mais gente fica motivada a encarar o desafio.  

Desta forma, a dica é que você, vendedor que está em mercados difíceis, se prepare, estude bastante o cliente, o setor/seus produtos e concorrentes. Aqui vão algumas dicas:

Setor/Produtos:

É dever do vendedor entender bem o setor e os produtos com os quais trabalha e sempre buscar o diferencial do produto ou serviço em relação aos concorrentes. Isto é básico, porém saber sobre seu setor ou produto não quer dizer que você deve transformar a reunião em uma declamação dos benefícios dos seus produtos nem em uma palestra sobre a área. Use tais conhecimentos com inteligência: fale do setor para mostrar que entende a realidade em que o cliente está inserido e ofereça os produtos certos, de forma personalizada, não pronta.

Concorrentes:

Em um mercado difícil, os seus concorrentes enfrentam os mesmos obstáculos que você, os superam ou não. O que eles fazem ou deixam de fazer? Quais os diferenciais deles? O que você pode aprender com eles sem copiá-los, mas extraindo o melhor e adaptando para sua realidade?

O cliente:  

Ele tem todas as respostas para suas perguntas e você só saberá quais são quando fizer as perguntas certas. Antes de chegar até ele, pesquise sobre por meio de publicações e pessoas que conhecem-no. No entanto, julgue essas informações como pré-liminares, só para começo de conversa. É no encontro face a face que você irá saber os dados que realmente importam, especialmente como você pode ser útil, quais as propostas corretas para oferecer a ele.

Ao se dedicar a esses três pontos certamente você terá mais a dizer do que o que todo mundo já diz sobre vender em mercados difíceis, e com frequência usa como justificativa por não ter chegado onde queria. Quando você fizer diferente, terá histórias de sucesso para contar. Então, siga em frente, bom trabalho e boas vendas!

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Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

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