O que o melhor vendedor do país de 2016 tem a ensinar
Leonardo Mattos foi considerado o melhor vendedor do Brasil em 2016 pelo Mercado Livre. Com um produto de nome inusitado, “Bosta em Lata”, ele fez cerca de 6 mil vendas até 14 de dezembro de 2016 só pelo e-commerce(o produto é vendido em lojas físicas também), média de 500 latas por mês.
O vendedor da Bosta em Lata nem sempre foi empresário e vendedor, nem sempre de sucesso. Principalmente por isso tem muito a ensinar aos empreendedores e vendedores. Leonardo contraiu uma dívida de aproximadamente R$ 1 milhão quando era dono de uma confeccção de roupas masculinas. Em vez de se desesperar, ele foi resiliente e encontrou uma solução para se reerger no novo negócio, a Bosta em Lata.
Cabe aqui um parêntese para explicarmos melhor o que é resiliência, uma competência comportamental avançada que só os grandes vendedores conseguem desenvolver.
Resiliência é um conceito que vem da física. Significa a capacidade de alguns corpos de voltarem à forma original depois de submetidos à pressão. Pense nas árvores que se movem com os ventos e não caem, no elástico que é esticado e rapidamente volta.
Para os negócios, a resiliência é muito importante, pois é a capacidade de voltar ao normal depois de um baque como a dívida milionária que Leonardo contraiu. Para outros vendedores pode ser um negócio que não deu certo, o não de um cliente, por exemplo.
Foi a resiliência que fez com que Leonardo Mattos começasse o negócio de sucesso. Em vez de lamentar a perda milionária, foi atrás do que poderia ajudá-lo a se recuperar.
Criatividade em vendas
O produto em si de Leonardo Mattos é usado há muito tempo, é o famoso esterco orgânico. No entanto, normalmente é colocado em sacos de plástico. A Bosta em Lata, como o nome indica, vem em uma embalagem diferente e ainda resolve o problema de quem tem plantas em apartamentos. É prática, vem com uma colher para manusear o adubo, é fácil de abrir e tem risco quase zero de furar, ao contrário do que acontece com os sacos plásticos. A embalagem ainda possibilita o envio pelo correio, algo que um fazendeiro dificilmente conseguiria nos sacos.
O nome dispensa comentários e o design da embalagem é bem legal.
Bom relacionamento com os clientes
O perfil de Leonardo Mattos no Mercado Livre mostra que ele tem um bom relacionamento com os clientes. As avaliações são de quase 100% de satisfação e os comentários mostram que Leonardo sabe atender bem.
Produto bem elaborado
Vender Bosta em Lata foi uma ideia que surgiu a partir de uma brincadeira dos amigos com Leonardo. Eles disseram que ele conseguiria vender até bosta enlatada. O vendedor-empreendedor levou à sério e foi atrás de consultoria para elaborar o produto. Embrapa e a Universidade Estadual Paulista participaram da produção.
Este ponto mostra como é necessário se preocupar com a qualidade do produto para sustentar as vendas. Afinal, um produto ruim não permanece no mercado por mais que o vendedor seja bom.
Presença na internet
Leonardo Mattos mostra o poder da presença on-line e do marketing de forma geral. A comunicação tem tom de humor, a Bosta em Lata tem uma mascote, a vaca Mimosa e outros personagens.
Como a Forbes mostrou, quem está nas redes sociais vende 70% a mais do que quem não está.
Planejamento
Leonardo Mattos falou em entrevistas que a grande diferença do empreendimento de moda que tinha e a Bosta em Lata é o planejamento. No negócio anterior, Leonardo não tinha planejamento, o que o fez falir. Já falamos sobre a importância de passar por todas as etapas do processo de vendas, o planejamento é a primeira delas, não esqueça de passar por todas as sete.
Aprenda as lições com o Melhor Vendedor do Brasil em 2016 e planeje negócios de sucesso!