A VERDADE SOBRE VENDAS PARA EMPREENDEDORES SONHADORES

Empreendedores são pessoas com sonhos e muito trabalho pela frente. A maioria precisa ser multitarefa, pois é necessário estruturar o negócio e muitas vezes executar inúmeras tarefas, pois muitos empreendimentos surgem do que o profissional faz bem, melhor. A intenção é oferecer ao mundo algo calcado nas habilidades, talentos. Mesmo que seja uma ideia nova ela surge do universo que eles já estão inseridos em 90% dos casos.

Assim, vendas para empreendedores é algo fundamental, pois, é preciso vender a ideia do negócio para o mercado – para parceiros, investidores e por fim para clientes, que são quem realmente vai dizer se o empreendimento segue adiante ou não. Além disso, no fundo, por mais que a empresa seja um sonho, ela só faz sentido se vender, gerar lucro.

Um erro muito comum é ser um expert em planejamento e na hora de executar deixar o projeto solto ou vice-versa, sair fazendo as coisas sem planejar não ajuda muito também. Não existe projeto de sucesso sem planejamento estratégico nem planejamento que deu certo sem que ele seja executado, resumindo. Então, nunca dê atenção a um e menospreze o outro. Se não consegue cumprir todas as tarefas, delegue, sobrará mais tempo para o que você gosta e é bom.

Caso real sobre um empreendedor especialista no produto e péssimo em vendas

Aquele empreendedor que é especialista no produto ou serviço que será lançado muitas vezes fica perdido ao pensar no que dizer ao cliente. Uma vez, em um lançamento de um sistema de segurança numa dada região, o fundador da empresa falava o tempo todo sobre a estrutura da câmera, dados bem técnicos sobre o aparato.

Antes do meio da apresentação muitos ficaram visivelmente entediados, muitos saíram à francesa e houve até quem sem cerimônia nenhuma começou a conversar sem dar a mínima importância à apresentação. Ou seja, quem sonhou em oferecer ao mercado um sistema inovador de segurança, não soube selecionar o que o cliente realmente precisava ouvir. Neste caso, estatísticas de como o índice de crime foi reduzida na outra região em que a empresa já atuava, dados de economia com escolta armada, por exemplo, seriam bem mais úteis.

Quem se torna empreendedor pode nunca ter vendido na vida. No entanto, o tempo todo ele irá trabalhar para vender.

O que fazer?

Há duas alternativas:

  • Quebrar a cabeça: aprender apenas com a experiência que demora a ser adquirida e depois de muitos tombos, fracassos.
  • Aprender com quem já vende: o empreendedor pode nunca ter vendido, porém há especialistas que podem ajudar muito, facilitar o caminho e fazer da experiência mais rica. O empreendedor vai errar algumas vezes ainda, entretanto bem menos e estará mais bem preparado para consertar o que fez.

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