Como vender mais para seus clientes atuais
Muitos vendedores se preocupam com a prospecção. É uma etapa comercial bastante importante e que não deve ser descartada, porém, você também pode faturar mais ao conseguir vender outros produtos ou serviços para os clientes que já estão na sua carteira. É muito comum, em vendas, que o representante tenha um portifólio repleto de produtos e serviços, mas o cliente comprar uma quantidade muito baixa em variedade.
Os especialistas em vendas são enfáticos em dizer que há sempre mais oportunidades de vendas para qualquer cliente e que o bom vendedor tem como característica saber explorá-las. Para isso, é necessário ter atitudes de vendas campeãs.
Saiba mostrar oportunidades ao cliente
Mostrar que o cliente terá mais vantagens se adquirir produtos e serviços além dos que já costuma comprar é algo que vendedores campeões sabem fazer. Para isso, é necessário conhecer bem o cliente e principalmente os negócios com que ele lida.
Se visitar lojas que trabalham com vendas diretas ao consumidor final, observe as prateleiras. Veja quais produtos seus têm vantagens em relação à concorrência e destaque-as. Se for o preço, enfatize. Caso seja a qualidade, foque nela.
Se você trabalha com serviços, preste atenção ao que o cliente oferece ao mercado e como o que você vende pode ajudá-lo a baixar custos, aumentar a margem de lucro, solucionar problemas de produtividade, dentre outros.
Mantenha relacionamento forte com o cliente
Se relacione com o cliente sempre. Durante todas as etapas do processo de vendas e quando o cliente der uma pausa na aquisição de produtos ou parar um serviço durante um período. Acontece muito em mercados que trabalham com sazonalidade.
Mas em contato com o cliente frequentemente, o vendedor continua a conhecê-lo e fica por dentro de quando ele precisará novamente do tem no portifólio.
Além disso, ao se relacionar com o cliente de forma contínua, o vendedor consegue identificar novas oportunidades de vendas. Uma compra que é sazonal, por exemplo, pode continuar a ser feita, porém, outros produtos ou serviços podem ser vendidos nos intervalos.
Deixe o cliente por dentro das novidades
Seja uma melhoria em um produto, serviço ou um lançamento, comunique-o ao cliente. É uma forma de mostrar que a empresa para a qual trabalha está sempre em busca de melhorias e atualizações, o que é um importante fator de decisão de compra.
Faça do pós-venda a pré-venda
Muitos vendedores se esquecem do cliente depois que a venda é fechada. Esse é um erro enorme na área comercial. Os melhores vendedores são muito atentos ao pós-venda, preocupam-se em saber se o cliente está satisfeito, anota sugestões de melhorias e sabe quando ele precisará novamente dos produtos ou serviços.
Neste outro artigo, detalhamos mais dicas para um bom pós-venda.
Utilize as redes sociais
A Forbes afirma que o volume de vendas de profissionais que usam redes sociais é quase 80% maior do que dos que não utilizam. É uma maneira de estar sempre na mente do cliente e de mostrar com inteligência seus produtos, além de domínio sobre a área.
Veja mais dicas como usar as redes sociais para vender mais aqui.
Siga as dicas e aumente seu faturamento. Boas vendas!