como vender mais para seus clientes atuais

Muitos vendedores se preocupam com a prospecção. É uma etapa comercial bastante importante e que não deve ser descartada, porém, você também pode faturar mais ao conseguir vender outros produtos ou serviços para os clientes que já estão na sua carteira. É muito comum, em vendas, que o representante tenha um portifólio repleto de produtos e serviços, mas o cliente comprar uma quantidade muito baixa em variedade.

Os especialistas em vendas são enfáticos em dizer que há sempre mais oportunidades de vendas para qualquer cliente e que o bom vendedor tem como característica saber explorá-las. Para isso, é necessário ter atitudes de vendas campeãs.

Saiba mostrar oportunidades ao cliente

 

Mostrar que o cliente terá mais vantagens se adquirir produtos e serviços além dos que já costuma comprar é algo que vendedores campeões sabem fazer. Para isso, é necessário conhecer bem o cliente e principalmente os negócios com que ele lida.  

Se visitar lojas que trabalham com vendas diretas ao consumidor final, observe as prateleiras. Veja quais produtos seus têm vantagens em relação à concorrência e destaque-as. Se for o preço, enfatize. Caso seja a qualidade, foque nela.

Se você trabalha com serviços, preste atenção ao que o cliente oferece ao mercado e como o que você vende pode ajudá-lo a baixar custos, aumentar a margem de lucro, solucionar problemas de produtividade, dentre outros.

 

Mantenha relacionamento forte com o cliente

Se relacione com o cliente sempre. Durante todas as etapas do processo de vendas e quando o cliente der uma pausa na aquisição de produtos ou parar um serviço durante um período. Acontece muito em mercados que trabalham com sazonalidade.

Mas em contato com o cliente frequentemente, o vendedor continua a conhecê-lo e fica por dentro de quando ele precisará novamente do tem no portifólio.

Além disso, ao se relacionar com o cliente de forma contínua, o vendedor consegue identificar novas oportunidades de vendas. Uma compra que é sazonal, por exemplo, pode continuar a ser feita, porém, outros produtos ou serviços podem ser vendidos nos intervalos.

Deixe o cliente por dentro das novidades

Seja uma melhoria em um produto, serviço ou um lançamento, comunique-o ao cliente. É uma forma de mostrar que a empresa para a qual trabalha está sempre em busca de melhorias e atualizações, o que é um importante fator de decisão de compra.

Faça do pós-venda a pré-venda

Muitos vendedores se esquecem do cliente depois que a venda é fechada. Esse é um erro enorme na área comercial. Os melhores vendedores são muito atentos ao pós-venda, preocupam-se em saber se o cliente está satisfeito, anota sugestões de melhorias e sabe quando ele precisará novamente dos produtos ou serviços.

Neste outro artigo, detalhamos mais dicas para um bom pós-venda.

Utilize as redes sociais

A Forbes afirma que o volume de vendas de profissionais que usam redes sociais é quase 80% maior do que dos que não utilizam. É uma maneira de estar sempre na mente do cliente e de mostrar com inteligência seus produtos, além de domínio sobre a área.

Veja mais dicas como usar as redes sociais para vender mais aqui.

Siga as dicas e aumente seu faturamento. Boas vendas!

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Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

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