É possível conseguir mais vendas com menos esforço?

Conseguir mais vendas com menos esforço é possível, desde que seja algo constante. O vendedor não precisa esperar o faturamento cair gradativamente até que represente uma perda de receita significativa para agir. Ações simples, principalmente aquelas para fortalecer o relacionamento, inclusive com os clientes que já possui ou que um dia já negociaram com você, são muito poderosas.  

Uma pergunta para se fazer de tempos em tempos, é:

Quantos dos clientes estão inativos nos últimos seis meses?

Há uma frase de marketing famosa que diz que é quatro vezes mais caro conquistar um novo cliente que manter os antigos. E realmente é. Quem já negocia ou negociou contigo, te conhece, confia em você. No entanto, pode ter se esquecido dos seus produtos ou serviços por uma série de fatores. Pense em quem são eles, os inativos nos últimos seis meses, e o que pode fazer para reaquecer o relacionamento para fechar vendas com eles.

A inércia e a zona de conforto nos levam a querer continuar fazendo tudo da mesma forma, mesmo tendo uma noção bem clara que o mercado está diferente, mais exigente, mais fechado e concorrido. Fazer da mesma forma vai dar os mesmos ou piores resultados, seja em que setor de atividade estiver! E ainda, para complicar, há sempre o efeito da entropia nos negócios, a falta da fidelidade dos clientes, o surgimento de novos concorrentes, e outros fatores.

Melhores resultados poderão aparecer se for proativo e tomar atitudes simples, como:

1 –  Fazer uma ligação ao seu cliente no aniversário dele (não me diga que não recolheu e registou informação quando ele veio comprar seu produto ou serviço),

2 – Criando um evento no Facebook para uma palestra sobre a área dele, um evento que você apoia,

3 – Convidar para ver os novos produtos, nova coleção, com um amigo, colega ou um profissional que o faça vir ao seu negócio,

4 – Uma promoção simples de trazer um outro cliente junto e se beneficiar de algo.

Em vez de ficar parado, esperando, perdendo tempo, oportunidades e sobretudo clientes, aja! Este é pensamento principal que você deve ter em mente.

Sim, porque se você não está fazendo algo, fique seguro que a sua concorrência está!

Um mercado como o de hoje não se compadece dos velhos hábitos de esperar e apenas ter a “porta aberta” passivamente aguardando clientes! Você precisa criar uma estratégia que traga os clientes, inclusive os que um dia já fizeram negócios contigo! E como mostram as dicas citadas acima, essas estratégias podem ser simples, sem que tenha que se gastar rios de dinheiro.

O que você tem feito diferente para vender mais?

Se ainda não está fazendo nada, comece. Planeje e aja para chegar aonde todo vendedor de sucesso está: no topo!

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Manuel Matos

Escrito por

Manuel Matos é consultor e coach internacional com 20 anos de experiência em Desenvolvimento e Produtividade nas Organizações, com consultoria e treinamentos de vendas, liderança, negociação, entre outras, é português e foi convidado para vir ao Brasil em 2011, e ficou.

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