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O vendedor deu tudo de si na prospecção, apresentou uma proposta de valor e chegou a uma fase do processo de vendas muito delicada e decisiva, a negociação. É nesta etapa que o cliente mais questiona o profissional comercial, já que são apresentados os serviços e produtos, além do valor que deverá ser investido.

Como lidar com os pedidos de alteração, descontos, dúvidas e alguns nãos?

Muitas pessoas poderiam se tornar vendedores se este dilema de vendas não existisse. Afinal, se o cliente aceita tudo que está na proposta sem nenhum questionamento, o trabalho do vendedor se torna muito mais simples. Porém, vender é para os melhores.

Um bom vendedor tem como característica saber que irá enfrentar questionamentos, nãos e dúvidas principalmente na etapa de negociação. O profissional da área comercial campeão também sabe antever algumas perguntas do cliente se tiver se dedicado a realmente conhecê-lo nas outras fases do processo de vendas terá mais habilidade para negociar.  No entanto, dificilmente fechará negócio sem ter que enfrentar discussões saudáveis na negociação.

Negociação ganha-ganha

O ideal no mundo das vendas é uma negociação ganha-ganha. Como o próprio nome diz, todas as partes envolvidas lucram no processo. Para chegar a este resultado, as técnicas de negociação mais eficazes são:

Minimax

Pedir desconto é muito comum nas negociações. Uma das formas de evitar perdas nesta etapa é usar o minimax(mínimo – máximo) que é estipular o valor mínimo e máximo aceitável em uma proposta. Para ter sucesso, o indicado é colocar um preço maior e estabelecer a margem de negociação, o que evita perdas.

Esta não é a forma ideal de negociar, mas diante de clientes pechincheiros, é uma técnica de venda que funciona. Use-a se notar que seu cliente vai pedir desconto, você descobre se vai precisar ao conhecê-lo verdadeiramente na prospecção e até antes da primeira visita(veja dicas).

Neste artigo da professora Cristina Granado, ela mostra várias formas de lidar com o pedido de desconto. São estratégias que fortalecem o relacionamento com o cliente e inibem barganhas futuras.

Concessão de benefícios em vendas

O cliente precisa ter a sensação de que está sempre ganhando e o vendedor tem que preservar a margem de lucro. Uma forma simples de fazer isso é deixar de colocar na proposta alguns benefícios que podem ser concedidos e preparar para concedê-los durante a negociação. Desta maneira, ao dizer que o produto está caro, por exemplo, o vendedor pode dizer que incluirá mais um benefício pelo mesmo valor.

Assim, a conclusão dele é de que fará um bom negócio. Muitas vezes, é o que o comprador quer, a ideia de que está ganhando com a assinatura do contrato.

Explicações técnicas com cases para o cliente

Nem sempre o cliente entende o que o produto ou serviço oferece. E o pior, alguns se informam sobre o que você oferece e pensam saber tudo. No entanto, os conceitos são mais complicados, o que pode se tornar um obstáculo no caminho do fechamento de negócios. No momento de explicar, esclarecer dúvidas, sempre opte por exemplos práticos e por explicações mais simples, com traduções do que é complicado em palavras simples.

Lembre-se sempre que o que é simples para você pode ser muito mais difícil para o cliente.

Prepare-se para negociar e feche vendas sem perder sua margem de lucro. Siga nossas dicas e mãos a obra!

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Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

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