pós-venda facilita relacionamento com cliente

Venda fechada, produto entregue ou serviço executado. Pronto! Missão cumprida, certo? Errado! É hora de se preparar para o pós-vendas, uma das sete etapas do processo de vendas fundamentais para ter sucesso como vendedor. Como já mostramos neste artigo, nenhuma das fases deve ser pulada nem quando você já recebeu. Há uma sábia frase que diz:

“O bom vendedor não fecha uma venda, abre relacionamento”

Marketing de relacionamento com o cliente

O pós-venda é uma ótima oportunidade para você fortalecer o relacionamento com o cliente. Ser procurado para saber se está tudo certo com o produto ou se o serviço foi bem executado, o que pode melhorar, é uma das atitudes mais bem vistas pelo cliente. Desta forma, ele terá mais motivos para ser fiel ao vendedor. E como uma máxima do marketing afirma:

“Adquirir um novo cliente é cerca de quatro vezes mais caro do que manter um antigo”   

Ao trabalhar o relacionamento com um cliente já conquistado, o vendedor poupa mais que dinheiro. Estresse e tempo também são menores, pois o vendedor irá lidar com alguém que já conhece. Será ainda uma maneira de conhecer cada vez mais seu cliente. Como já destacamos em vários artigos, como neste, conhecer bem o cliente é uma arma poderosa

Outras vantagens do pós-vendas

O pós-venda é também é importante por proporcionar ao vendedor várias outras oportunidades:

Melhorar produtos ou serviços de acordo com o que o cliente deseja

Muitos não dão feedbacks sobre o que foi vendido simplesmente porque não acham que precise a menos que tenha acontecido algo grave. No entanto, sempre sabemos que há como melhorar. É claro que algumas sugestões serão inviáveis, mas o simples fato de explicar o porquê disso  para o cliente já faz diferença. O cliente também pode apontar algo que você nunca pensou e fará muita diferença.

Mostrar proatividade

Quando você pergunta se há algo errado, evita que o cliente faça a reclamação para outra pessoa ou até publicamente nas redes sociais. Mesmo que esteja tudo certo até então, ele pensará duas vezes antes de falar para outro, pois sabe que você está disposto a ouvi-lo.

Como fazer pós-venda

O pós-venda pode ser feito de várias maneiras quando o assunto é como falar com o cliente. Neste e-book com mensagens para cada etapa do processo de vendas, mostramos alguns tipos de mensagens que podem ser enviadas por e-mail. A vantagem da comunicação escrita é que você registra o comentário do cliente nas exatas palavras dele. Pode até, com a permissão do cliente, usar o feedback como depoimento, caso seja positivo.

colete feedback no pós-venda

Ainda por e-mail, é possível enviar um formulário com respostas de múltipla escolha. Assim, ao longo do tempo, cria estatísticas sobre seu produto ou serviço. Pode usá-las para destacar o que os clientes mais gostam como argumento de venda.

O bom e velho telefonema também tem seu espaço no pós-venda. Certifique-se de avisar ao cliente que a conversa será breve, mas importante. Mostre que se importa com a opinião dele e que ela será levada em conta para fazer ajustes futuros e imediatos se for uma reclamação sobre o funcionamento, um defeito ou falha no processo.

Visitas ao cliente também podem ser colocadas no pós-venda. No entanto, é preciso ter cuidado. É preciso ter certeza de que o cliente quer te receber para falar do que você vendeu para ele. Nem todo mundo gosta ou tem disponibilidade, mas os clientes expressivos devem apreciar uma visita, já que gostam bastante de discutirem. Por isso, analise antes se seu cliente é deste tipo, veja as outras classificações aqui.

Quem precisa ir presencialmente até o cliente para receber pode aproveitar a viagem para ter uma conversa breve sobre a satisfação com o produto.

Comunique as melhorias que fez ao cliente

Importante que você mostre ao cliente os feedbacks que foram levados em consideração para melhoria de produtos ou serviços. Assim, registre quem foram eles para que recebam um e-mail ou telefonema em que você o agradece pelo comentário. Aproveite a deixa para oferecer novamente seu produto ou renovar o contrato.

Com essas dicas faça do seu pós-venda sua pré-venda!

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

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