como enfrentar a crise e vender na tempestade

É inegável que a conjuntura econômica afeta os negócios. No entanto, há vendedores e empreendedores que continuam a ter sucesso nos negócios e aqueles que veem o faturamento minguar. Existe até quem consiga vender ainda mais em tempos difíceis.

E qual a diferença entre os que vendem mesmo com a crise e os que fracassam?

É claro que deve-se considerar o setor, mas pense no qual atua que a realidade será a mesma. Até em nichos aquecidos há quem não consiga vender, o contrário também acontece, mercados áridos em que os melhores fazem chover.

Por isso, o bom vendedor na crise se destaca, pois prova que é possível ter sucesso comercial seja qual for a situação. Ele enfrenta as mesmas dificuldades que todos os outros, porém está mais preparado para derrubar objeções, é mais versátil em vendas e resiliente. Já o vendedor que vê as vendas estagnarem ou caírem, reclama da crise, se desespera com os nãos, tem muita dificuldade de voltar a agir depois que um negócio dá errado.

Vamos detalhar melhor essas diferenças!

1. Craque em derrubar objeções X Craque em desculpas

O vendedor campeão em tempos de crise ou bonança consegue derrubar objeções, reverter o não do cliente que pode aparecer nas expressões: “tá caro”, “vou falar com meu sócio”, “não preciso disso agora”.  Ele se coloca no lugar do cliente, entende o porquê do não e consegue argumentar, mostra o que ganha com o produto e serviço. Além disso, ganha em relacionamento, um dos três pilares do vendedor de sucesso.

Enquanto isso, o vendedor craque em desculpas abaixa a cabeça, sai decepcionado da reunião e não consegue enxergar nenhuma forma de mostrar ao cliente que o produto ou serviço pode ser a solução para os problemas da empresa. Culpa a crise, usa frases como: “ninguém está vendendo nesta época mesmo”.

2. Versátil X Engessado

Pode acontecer de o cliente realmente não fechar a primeira proposta nem o produto ou serviço ser o mais adequado para ele. Bons vendedores sabem identificar as verdadeiras demandas do cliente e despertar as necessidades latentes para aumentar as chances de fechar negócios. Antes mesmo de oferecer algo, o bom vendedor tem uma conversa com o cliente para identificar o que ele precisa. Além de avaliar o que o cliente diz, faz avaliações com base em observações e pesquisas sobre o negócio, a empresa. Para oferecer propostas mais assertivas, o bom vendedor também sabe identificar qual é o tipo de cliente com quem está lidando, veja os quatro tipos neste artigo.

O vendedor que vê as vendas declinarem vai com um discurso e proposta prontos. Chama o cliente de cabeça dura, arruma mais uma desculpa para não ter fechado o negócio.

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3 Resiliente X Desistente

Vendedores sabem que o caminho do sucesso é repleto de nãos dos clientes, negócios que demoram a ser fechados e outros obstáculos. Mas é preciso levantar a cada dificuldade para continuar a caminhada. O melhor vendedor do Brasil em 2016, por exemplo, deu este exemplo. Antes de vender a “Bosta em Lata”, contraiu dívidas de R$ 1 milhão. Atualmente, é case de sucesso e referência para quem trabalha no setor comercial, conheça a história em detalhes.  

O vendedor que fica preso ao fracasso simplesmente desiste, não vê ou aprende as lições com os erros para seguir em frente.

Crise: preparados têm mais chances

Como falamos neste artigo com dicas para vender em mercados difíceis, as condições são idênticas para todos. Em um momento que a economia está ruim, todos os mercados praticamente tornam-se difíceis, em menor ou maior grau. a diferença é que os mais preparados, como em uma prova de nível elevado, se saem melhor.

Prepare-se, treine habilidades para vender mais e sucesso!

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Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

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