comportamentos em vendas essenciais

Você já se perguntou quais comportamentos podem ajudá-lo a vender mais, conquistar novos clientes, tornar a sua empresa mais lucrativa?

Todos nós queremos isso quando trabalhamos com vendas, sendo empreendedores ou tendo que desbravar novos negócios, novos territórios, fortalecer a marca, etc. Nos grandes centros de avaliação de executivos espalhados pelo mundo e nas grandes corporações existem alguns comportamentos que estão chamando a atenção de quem contrata, são as famosas competências.

Mas o que são elas?

São comportamentos que podemos demonstrar ou que temos grandes chances de fazê-lo em situações do dia a dia,  ao executar tarefas ou ações, ou ao se deparar com um desafio.

Eu disse podemos, porque é isso o que eles são, potenciais. Em determinadas situações o vendedor pode não usar ou fazer apenas em parte. Depende do foco em outros comportamentos que ele está dando naquele momento ou da energia que ele está dedicando. Mas o potencial está lá.

Nós aprendemos muitos deles na prática – tentativa e erro, outros temos o primeiro contato através da teoria(livros, apostilas ) ou treinamentos que nos informam sobre determinado comportamento de vendas e o que devemos fazer para demonstrá-lo. Caso contrário, o comportamento não será um comportamento e sim teoria, um livro dentro da gaveta, ou melhor, no seu cérebro.

Em vendas  algumas destas competências podem ser técnicas e outras comportamentais.

Podemos listar algumas competências  que estão sendo mais requeridas pelos recrutadores e incorporadas pelos empreendedores :

Comunicação e Influência

Capacidade de se expressar e influenciar o cliente a comprar de você.  

2. Persuasão

Saber usar os argumentos de vendas da maneira correta para convencer o cliente de que fará bons negócios com você. Esta competência de vendas é ligada à comunicação.

3. Negociação Consultiva

negociacao-consultiva

Capacidade de vender de acordo com as necessidades e desejos de compra do cliente. Saber adaptar a proposta conforme os problemas, personalizar produtos e serviços na medida do possível.

4. Perspicácia de Negócio

Muita gente usa o termo visão de negócios como sinônimo, mas a perspicácia de negócio é mais ampla. Abrange um entendimento geral da estratégia de vendas, planejamento comercial, entender e fazer a gestão dos profissionais da força de vendas. Tem três objetivos principais: conseguir os melhores resultados de vendas, mostrar excelência no que faz e despertar o melhor dos outros da equipe, este último é importante principalmente para os profissionais de vendas que ocupam posições de liderança.

5. Perspicácia Financeira em Contas de Clientes Chave
perspicácia financeira

 

É preciso saber quais os clientes que trarão mais retorno e como gerar o máximo de negócios com ele. Para isso, é necessário entender o panorama financeiro do cliente(quanto de recursos ele tem para investir) e da empresa(de quais recursos o vendedor pode lançar mão para fechar negócios, quais condições de pagamento é possível dar ao cliente, dentre outros).

6. Gerenciamento de Território

Saber em quais praças atuar e de que maneira abordar os clientes na região para fechar mais negócios. Também é relacionado a saber como programar visitas para gerir melhor o tempo.

7. Apresentações Impactantes e Eficazes

apresentações de vendas impactantes e eficazes

Saber como mostrar o negócio, os produtos ou serviços e você próprio. Falar em linguagem que o cliente entenda e o que o interessa de fato, além de preocupar-se com a apresentação visual do portifólio caso seja usado algum recurso gráfico.

8. Estratégia aplicada à Marca ou Produto

Gerenciar de forma eficaz estratégias que posicionem bem a empresa e o que ela vende por meio de verificação constante da qualidade, reforço da imagem na mente do cliente, além de definir o modelo de negócio mais adequado.

9. Resolução de Conflitos

 Saber resolver os problemas que surgem no dia a dia do cliente com soluções que você pode inserir ou tem no portifólio é uma das competências mais admiradas pelo mercado.

10. Adaptação à Mudanças

adaptação às mudanças

O mercado é dinâmico e os tipos de clientes variados. O bom vendedor tem que saber como se adaptar para vender mais

11. Venda Consultiva

O vendedor de sucesso é um verdadeiro consultor. Procura entender os negócios do cliente para, de fato, oferecer a solução(produto ou serviço) que o ajudará a resolver problemas do dia a dia.

12. Capacidade analíticacapacidade analítica em vendas

Para vender bem, fidelizar clientes, o vendedor precisa ter capacidade analítica de cenários, clientes e situações.

13. Habilidades Interpessoais Avançadas

Empatia(capacidade de se colocar no lugar do outro), ouvir ativamente(com a intenção de conhecer o outro e não aguardar a vez de responder), resiliência(capacidade de retomar o controle após um revés).

Todos estas competências são passíveis de desenvolvimento e não estão em uma ordem de importância. Assim, preste atenção se seu time de vendas domina estes comportamentos ou se é necessário treiná-los. Se o assunto é contratação, pergunte a quem faz a seleção se essas competências têm sido levadas em consideração.

Se você é vendedor muita atenção a essa habilidades, são fundamentais para vender mais.

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Fábio Prandi

Escrito por

Atua há mais de 10 anos e tem experiência na venda tanto de produtos quanto serviços. Destacou-se como executivo de contas da DDI, consultoria líder global em mapeamento de competências/desenvolvimento profissional, quando negociou grandes contratos e ampliou o faturamento em toda América Latina. Tem formação em coaching pela SBC. Entre as dezenas de executivos treinados por Fábio estão os da Tetra Pak, Holcim, Bayer, SAP, Herbalife.

Deixe seu comentário