como despertar o desejo de compra do cliente

 

No blog da EBVendas já falamos muito sobre a importância da proposta de valor para o cliente. No entanto, para formulá-la e fechar mais vendas é necessário identificar a necessidade do comprador e transformá-la em desejo de compra. Dessa forma, as chances de fechar bons negócios aumentam bastante.

O bom vendedor sabe como fazer isso, você sabe?

Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre necessidade do cliente e desejo de compra.

Necessidade do cliente

É o que o cliente precisa, está ligada a um problema que ele tem. Para resolvê-lo ele tem uma necessidade, a qual deve ser sanada, por isso ele precisará realizar uma compra. Por exemplo: precisa se comunicar, estar conectado mesmo fora de casa.

Desejo de compra

Ligado à solução do problema, consequentemente ao problema e ao que conduzirá o cliente à decisão de compra. Assim, o que leva o cliente a comprar é como o problema será resolvido, as características da solução. Exemplo: há várias soluções para o cliente se comunicar e estar conectado fora de casa, inúmeros smarthphones no mercado. O que o faz comprar X ou Y são as características da solução que despertam o desejo de compra, que varia de perfil para perfil. Daí considera-se preço, status que a marca pode dar, design e outros.

E como transformar a necessidade do cliente em desejo de compra?

como identificar necessidade do cliente

Logicamente, duas pessoas podem ter desejos de compra muito diferentes, por isso a importância de saber quem é seu cliente certo antes, este é um dos primeiros passos que o bom vendedor dá. Se você ainda não sabe como descobrir o perfil de quem irá comprar seu produto ou serviço, neste artigo encontra dicas, leia.

Depois de descobrir o seu cliente em potencial certo, ao marcar uma visita de vendas, lembre-se de ouvir mais do que de falar. Ao escutá-lo você irá descobrir com qual tipo de cliente está lidando, já falamos dos quatro tipos existentes, eles se comportam de maneiras diferentes e têm motivações distintas para comprar também(todos os detalhes aqui).

Faça perguntas estratégicas para descobrir do que o cliente precisa(necessidade) e como ele quer que o problema seja solucionado para poder formular uma proposta que desperte o desejo de compra e leve ao fechamento de negócios.

Existe ainda a possibilidade de mostrar necessidades ao cliente, as quais também podem ser feitas com perguntas estratégicas, já que soam bem melhores, e surtem mais efeito, do que as afirmações. Perguntas leva o cliente a pensar, já as afirmações podem soar de forma arrogante e levar o cliente a pensar: “Quem ele acha que é para saber mais do que preciso do que eu mesmo?”

Você identificar as necessidades do cliente por meio de pesquisas prévias e no caso de clientes fidelizados, pode constatá-las através de um acompanhamento constante.

Se o seu produto ou serviço permitir que sejam feitas adaptações, será ainda mais fácil chegar a uma proposta que desperte o desejo de compra do cliente. No entanto, despertá-lo não significa apenas oferecer o que ele quer, mas atendê-lo da maneira que ele mais aprecia, dar condições de pagamento compatíveis com o negócio e cultivar o relacionamento a longo prazo para fidelizá-lo. Esses elementos também podem despertar o desejo de compra do seu produto ou serviço.   

Para ser um bom vendedor, aquele que bate metas todos os meses, use nossas dicas e transforme as necessidades do cliente em desejos de compra. Com certeza você irá fechar muito mais negócios. Ótimo trabalho para você.

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

Deixe seu comentário