Descubra se você domina princípios de vendedores de sucesso

Depois de centenas de horas de entrevistas com profissionais de vendas e somando a experiência de nossos professores, a EBVendas entende que três pilares são comuns e fundamentais entre os vendedores de sucesso. Além de saber quais são os pilares, descubra se você domina  os mesmos e como você está em cada . Assim, esse artigo propõe esclarecer cada pilar, mostrar como descobrir se você está bem neles e, principalmente, como não se deixar enganar pela autopercepção. Confira as dicas para melhorar e vender mais desenvolvendo os três pilares do sucesso em vendas.

O vendedor de sucesso:

  • Tem atitude :  destacam-se vendedores com proatividade, iniciativa, foco, persistência ,resiliência, que dominam a arte das perguntas e evitam posturas perdedoras em vendas.

  • É bom de relacionamento: A capacidade de se conectar e criar vínculo pode ser feita usando uma boa habilidade de comunicação falada e escrita, empatia, saber ouvir, fazer networking (interna e externamente), proativamente e não reativamente.

  • Gera resultados: Estratégia aplicada à carteira de clientes, priorização, vontade genuína de superar os resultados mês a mês e lembrar da execução aplicada ao universo de vendas. Nesta cabe muito bem o ensinamento da professora Cristina Granado no texto sobre esse processo: “Execução não é o que fazemos. Execução é como fazemos o que fazemos. E esta diferença é crucial. Impulsiona o fechamento.” Monitora os próprios resultados e impulsiona o fechamento.

Esses são os três pilares fruto das nossas entrevistas com Vendedores de Sucesso, mas eu te convido a fazer uma autoanálise de como você está em relação a eles,  pois é comum num primeiro momento pensarmos: Eu tenho tudo isso!

Será que a sua imagem sobre você mesmo é real? Que tal verificar isso com quem está próximo de você no seu dia a dia, seu líder, pares ou pessoas em quem confia e clarear a sua autopercepção?

Pergunte a eles:

– Como você me avalia nestes três pilares ?

– O que faço bem dentro de cada pilar? (Peça que especifiquem as ações dentro de cada pilar).

Na sua opinião, o quê posso fazer para melhorar? Dê-me um exemplo de como posso chegar lá.

Sugiro que você faça estas perguntas em intervalos regulares. De tempos em tempos faça essa pesquisa informal de como as pessoas o percebem em relação aos três pilares e busque modificar comportamentos. E lembre que você deverá estar aberto a opiniões e pontos de vista diferentes. Você não precisará concordar com tudo, mas não diga isso às pessoas, apenas aceite a opinião e depois você decide se vai agir sobre o que ouviu ou não.

Mesmo no mundo do autodesenvolvimento o ditado “onde há fumaça há fogo” deve ser levado em consideração. Então, depois de colher algumas opiniões à respeito de suas habilidades, mãos a obra! É hora de fazer diferente e melhorar suas habilidades nos três pilares.

Acessar os nossos posts com as dicas já é um bom início, e se você se propor a realmente aplicá-las, as chances de mudanças já serão aumentadas exponencialmente.

Lembre-se de motivar a si mesmo com a seguinte pergunta:

O que vou ganhar mudando meus comportamentos com relação aos três pilares de vendas?

E eu desejo a você SUCESSO através de: ATITUDE -RELACIONAMENTO-RESULTADO

 

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Fábio Prandi

Escrito por

Atua há mais de 10 anos e tem experiência na venda tanto de produtos quanto serviços. Destacou-se como executivo de contas da DDI, consultoria líder global em mapeamento de competências/desenvolvimento profissional, quando negociou grandes contratos e ampliou o faturamento em toda América Latina. Tem formação em coaching pela SBC. Entre as dezenas de executivos treinados por Fábio estão os da Tetra Pak, Holcim, Bayer, SAP, Herbalife.

Deixe seu comentário