5 dicas para criar conexões poderosas com seu cliente

Muitos se enganam ao achar que a habilidade de se conectar com outras pessoas é uma habilidade inata, ou seja, ou se nasce com ela ou não. Como se fosse um talento ou dom natural. Essa é uma compreensão equivocada. A habilidade de conectar-se com outros e gerar bom relacionamento é algo sob seu controle. E quando você consegue a sua capacidade de aumentar as vendas também cresce. É possível e preciso criar conexões poderosas com seu cliente. 

Muitos vendedor consideram também que estabelecer uma conexão seja algo muito pessoal para negociações. Realmente, relacionar-se de maneira mais profunda pode parecer algo além do profissional. Porém, lembre-se que toda relação envolve pessoas, as quais têm características e anseios naturais de homens e mulheres, no trabalho ou fora dele com as devidas diferenças. Na dica 4, você encontrará orientações sobre como aprofundar seu relacionamento com o cliente sem ser invasivo.

Pesquisadores e cientistas do comportamento humano mostram claramente que ser sociável e conectar-se com outros é uma necessidade humana básica, assim como alimentar-se, dormir e ter um abrigo. O neurocientista Matthew Lieberman, da Universidade da Califórnia, chegou a provar que a dor social, como a da perda de um relacionamento, afeta a mesma área do cérebro relacionada com a dor física. Somos na essência seres sociais, com necessidade de relacionar-se.

Apesar da necessidade de conexão e relacionamento ser uma necessidade fundamental, ela não é fácil ou natural para todo mundo. Muitas vezes a timidez, arrogância, ciúmes, orgulho e medo da reação de outros pode jogar contra nossa capacidade de conectar com outros e inciar relacionamentos.

Se você puder superar suas próprias limitações, será capaz de conectar com qualquer pessoa. Aqui vão umas dicas para criar conexões poderosas:

1. Garanta uma boa primeira impressão

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas definem se gostam de você ou não nos primeiros 7 segundos de interação contigo. E então passam o restante da interação justificando para si mesmas a impressão inicial que tiveram. Este fato pode parecer assustador, mas uma vez que você sabe disto, pode usá-lo a seu favor.

A primeira impressão que alguém forma a seu respeito está diretamente ligada a uma linguagem corporal positiva. Tornar-se consciente de seus gestos, expressões e tom de voz (e garantir que passem uma mensagem positiva) atrairá pessoas para seu lado como um imã. Adotar um tom de voz positivo, descruzar os braços, manter contato visual e inclinar-se ligeiramente em direção à pessoa demonstrando interesse são formas de utilizar a linguagem corporal para conquistar a preferência das pessoas. Uma linguagem corporal positiva pode fazer toda diferença quando se busca gerar confiança e construir relacionamento com clientes. Já ouviu alguém dizer que como você diz algo é muitas vezes mais importante do o que você diz? Pois é, a maneira que você comunica algo é MUITO importante.

2. Use o nome da outra pessoa

O nome é parte essencial de sua identidade. O mero som do nome de alguém desperta sua atenção e traz ela para o momento presente. Ouvir o próprio nome influencia até a bioquímica da pessoa. Por isso, você deve mencionar o nome da pessoa além do momento em que a cumprimenta. Mencione o nome da outra pessoa ao longo da conversa. Pesquisas confirmam que as pessoas tendem a se sentirem validadas quando alguém se refere a elas pelo nome e respondem positivamente. Se esquecer o nome da outra pessoa, não se acanhe de perguntar novamente. É uma ferramenta poderosa. E anote para se lembrar da próxima vez que for interagir com ela.

3. Sorria

O sorriso é uma linguagem universal. Em qualquer lugar do planeta ele é bem-vindo e convida a uma atitude amigável da outra parte. Mantenha um sorriso na cara ao longo da conversa e suas chances de que o outro sinta-se a vontade e queira retribuir o gesto será muito maior.

4. Arrisque-se a ir além do superficial

Em interações com pessoas que acabamos de conhecer é natural manter a conversa em um nível superficial. Geralmente passamos uma imagem geral de nós mesmos e nos atemos a temas seguros como o clima, pessoas que conhecemos em comum e outras coisas triviais. Mas se você quer realmente criar uma conexão com alguém, arrisque-se um pouco e busque revelar algo mais pessoal. Não precisa ser nada muito íntimo, mas revele algo com o qual você realmente se importa ou que é especial para você: um hobby, grupo que frequenta, algo que adora, como seu animal de estimação, ou time que torce. Quando você toma a iniciativa de tornar a conversa mais pessoal, muitas vezes a outra parte responderá fazendo o mesmo. E assim a conexão e empatia tornam-se mais fortes.

5. Ouça com interesse genuíno e aprenda com o outro

Esteja realmente interessado no que o outro tem a dizer e ouça com atenção. Acalme sua mente analítica, aquela voz dentro de você fica julgando o que o outro diz, avaliando se é bom ou não, se você gosta ou não, se está correto ou não. Ao invés disso, busque olhar a questão a partir da perspectiva do outro, explorar como seria ter as opiniões e preferências que o outro tem, enxergar as coisas da maneira que o outro enxerga. Isto pode te levar aprender algo novo, que te leve além de sua visão habitual. Além de fazer o outro sentir-se importante e mais receptivo às suas sugestões.
Estas são dicas para ajudar você a criar conexões relevantes com seus clientes. Abrir caminho para relacionamentos mais verdadeiros que podem levar à construção de bons negócios juntos.

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Agustín Couto

Escrito por

Fundador da EBVendas, Agustín tem cerca de 20 anos de experiência em vendas - tanto como vendedor quanto como consultor. Desenvolve treinamentos no Brasil, América Latina e Estados Unidos. É mestre em Educação de Adultos e Líderes pela Columbia University (EUA), possui certificação internacional como Instrutor/Facilitador e especialização em mobile learning (aprendizagem móvel). Entre as empresas que atendeu estão Google, GE, Bayer e Natura.

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