5 dicas para ser ouvido pelo cliente

Ganhar o direito de ser ouvido pelo cliente é uma tarefa que muitos acham fácil: ”Ahaa, é só me apresentar e falar sobre meu produto”. Aí é que se enganam, prezados colegas vendedores! Ser ouvido vai muito além de só chegar e falar. Escutar todo mundo escuta, mas para ter a confiança necessária de negociar, discutir assuntos comerciais importantes, levar sua opinião em conta, é outra história. Não basta falar, você precisará ser convincente e agir como um consultor de negócios, ser empático, simpático, entender as necessidades do seu cliente.

Não importa o quanto conheça o seu cliente, se já é até amigo dele, na hora de fazer negócios é imprescindível ter as atitudes e posturas corretas. Há cinco que ajudam bastante no momento de ser ouvido:

1. Cause uma boa primeira impressão

Como já citamos em um artigo sobre criar conexões poderosas, ao chegar no cliente você tem 7 segundos para chamar-lhe a atenção de forma agradável e respeitosa, precisa neste tempo mostrar-se amigável, ter uma linguagem corporal positiva, chamar o cliente pelo nome e prestar atenção a roupa que escolheu são alguns dos elementos que vão te ajudar a fisgar a atenção dele.

2. Nunca force simpatia com o cliente

Não tente parecer próximo demais do cliente logo no início, pois parecerá falso. Proximidade leva tempo e mais que uma visita, com certeza. Seja o mais natural possível e utilize um tom de voz agradável ao falar com seu cliente. Não demonstre sua ansiedade e necessidade de vender, pois seu cliente o verá como um vampiro de seu dinheiro!

3. Por falar em simpatia…

Um estudo de 2014 da companhia sueca Beter Business World Wide mostrou que os vendedores brasileiros estão em penúltimo lugar em um ranking internacional de simpatia, requisito básico para o cliente realmente ouvir você. A principal reclamação dos consumidores é a falta de sorriso no rosto do vendedor, seu principal cartão postal, que com certeza abrirá portas e ouvidos.

Vender também é buscar a interação pessoal. E é bem mais agradável conversar com uma pessoa bem humorada do que com aquelas de cara fechada, concorda? Dar o atendimento completo é gerar bem-estar e satisfação, o que faz que seu cliente sempre queira ouvi-lo. É conquistar um cliente em vez de um simples comprador. É abrir um relacionamento a longo prazo e não fechar uma venda.

4. A arte da paciência

Relacionamentos são construídos com paciência, dedicação ao longo de várias interações. Por isso, se você perceber que o cliente não está interessado na compra naquele momento, não insista, não importa os argumentos que use, ele não irá te ouvir mesmo que seu produto seja excelente. Agradeça a oportunidade e mantenha contato. Mostre-se disponível para atendê-lo em outro momento, assim ele irá se lembrar de você quando necessário.

5. Seja sincero, ninguém ouve enganadores pela segunda vez

Não prometa entregar o produto em prazo recorde se o prazo da logística de sua empresa não consegue. Você pode até ter conseguido fechar a venda, mas pode ter certeza de que este cliente dificilmente voltará a comprar de você. Uma vez enganado, ele perderá a confiança e deixará de acreditar em ti, nunca mais vai querer ouvir nem seu nome, vai dar a preferência para outro vendedor.

Com estas dicas eu garanto que seu cliente irá te ouvir, o que é primordial para uma negociação de sucesso. Boas vendas!

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Cristina Granado

Escrito por

A professora sentiu na pele as delícias e dores de ser vendedora por 10 anos. Cristina foi coordenadora comercial na EAGLE´S FLIGHT, onde ficou conhecida por superar metas mês a mês e inspirar todas as pessoas que coordenava. Depois, tornou-se coach executivo e consultora de desenvolvimento organizacional. Desde então, atende a grandes empresas nacionais e multinacionais, como: Senac, Caixa, Grupo Pão de Açúcar, Avianca Linhas Aéreas, entre muitas outras.

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