2 perguntas que vão mudar sua imagem profissional no facebook
Quase metade dos profissionais brasileiros disseram não se preocupar com o que postam nas redes sociais. No entanto, a mesma pesquisa, da On Device Research, mostrou que os brasileiros têm perdido oportunidades de emprego por causa do comportamento nas redes sociais. Outro dado assustador é que apenas 15% afirmou que faria alterações para tornar o perfil na internet mais atrativo para futuros empregadores. A EBVendas sabe que as redes sociais podem ser um ótimo canal profissional ou colocar tudo a perder, inclusive vendas, por isso, se você ainda não cuida da sua imagem on-line comece a fazer isso agora. Como? Com as nossas dicas. Começaremos pela mais popular e com maior risco de exposição pessoal, o Facebook. Nas próximas semanas, faremos outros artigos sobre o assunto e canais como Linkedin, Twitter e Instagram.
Diferente do LinkedIN que tem um caráter mais profissional e por isso já direciona que tipo de conteúdo postar, no Facebook os usuários publicam tanto conteúdo sobre a vida particular quanto sobre a carreira. Assim, muita gente tem dúvida do que pode ir para a maior rede social existente.
O bom senso resolve a maioria das questões sobre o que postar. Pergunte-se sempre:
1. A foto, texto ou vídeo contém informações que podem causar uma impressão negativa sobre mim?
Pense por exemplo se é necessário expor sua opinião sobre um tema polêmico como política. A internet está repleta de gente que opina sobre o governo ou algum acontecimento que não tem relação direta com a carreira, o que acaba passando uma ideia ruim sobre a personalidade ou no mínimo diferente de algum contato profissional, o que pode gerar mal-estar. Vídeos e fotos com humor negro ou que mostrem você embriagado, com roupas sensuais também devem ser evitados.
Falar sobre as empresas que você atende também pode ser ruim, caso atenda concorrentes, por exemplo. O cliente pode achar que você tem predileção por alguma.
2. O conteúdo fará diferença para a minha rede de amigos ou credibilidade profissional?
Publique matérias, dicas e vídeos relevantes sobre o seu setor de atuação. O que te ajudou a entender melhor um aspecto do mercado pode ser útil para o cliente. Contar alguma experiência significativa na carreira também enriquece seu perfil, os amigos gostam de ver seu crescimento, clientes e colegas verão você como referência. Dicas de livro, filme ou de algum programa para os momentos de folga também são bem vistos desde que já tenham passado pela pergunta anterior. Afinal, todo mundo tem seus momentos de descontração e saber como você aproveitou seu tempo de descanso pode ajudá-lo a escolher uma boa opção. Além disso, vale lembrar que o Facebook é um canal bastante social, do ponto de vista de compartilhar o que você faz nos mais variados momentos, assim, é propício para esse tipo de postagem.
Depois, fique atento sobre aspectos do texto:
Português: cheque se está tudo ok com a ortografia e gramática, erros de português são muito mal vistos.
Tamanho do texto: as leituras são rápidas no Facebook, seja breve. Caso queira falar mais sobre a questão escolhida, selecione um vídeo ou link que direcione para um material mais aprofundado. As pessoas que quiserem saber mais irão clicar.
Na próxima semana a EBVendas mostrará algumas configurações que farão ainda mais diferença na gestão da sua imagem profissional no Facebook. Enquanto isso, coloque as dicas desse artigo em prática, assim você já agregará valor ao seu perfil.