dicas para elaborar um bom currículo

Nem é preciso dizer que é um currículo muito bom se destaca na pilha de CVs que os recrutadores recebem todos os dias. Segundo profissionais de Recursos Humanos (RH), eles levam cerca de 30 segundos para dar aquela “passada de olho” no CV para descartá-lo ou analisar melhor. Dessa forma, é essencial acertar nessa fase inicial, fisgar o olhar do recrutador para que ele te observe melhor e chame-o para uma entrevista. É o momento que você tem para vender sua qualificação profissional. E como vendedor você sabe, a apresentação é muito importante para o sucesso. No final desse artigo você também encontra um modelo preenchido de currículo e um template, ambos para baixar.

1. Sintetize sua experiência em uma página

Recrutadores são unânimes em dizer que o candidato deve ser breve, o que não significa incompleto. Assim, você deve ser capaz de sintetizar a experiência profissional em uma página. Destaque a empresa, cargo(s) e período em cada um em ordem cronológica inversa, da mais nova para a mais antiga.

2. Nome, endereço, contato e outros dados pessoais

No alto da página, coloque seu nome completo em destaque, use negrito e uma fonte com um número maior do que do restante das informações. O endereço é necessário porque algumas empresas, principalmente nos grandes centros, levam em consideração onde o candidato mora para contratar ou não. Outro dado pessoal importante é a data de nascimento, pois ela demonstrará um parâmetro para avaliar o quanto você realizou, com qual idade se inseriu no mercado de trabalho e outros. Os contatos também são imprescindíveis, o que inclui telefones, e-mail e Skype – esse último porque muitas empresas realizam entrevistas por Skype.

3. Formação acadêmica e outros cursos

Informe quais cursos já fez, em nível acadêmico e livres. Os cursos livres mostram que você procura se aperfeiçoar, assim como pós-graduações, MBAs, mestrados e outros. Além do curso, você precisa informar a duração deles para que o entrevistador saiba quanto tempo e profundidade teve sua capacitação.

4. Idiomas

especialistas orientam colocar apenas línguas nas quais você tenha pelo menos nível intermediário, pois básico dá a impressão de que é ruim. Vale colocar inglês avançado para leitura e intermediário para conversação, por exemplo, pois em algumas organizações é necessário ler muitos documentos em outra língua.

5. Formatação

O ideal é o básico. Escolha entre as conhecidas Arial ou Times New Roman. Tamanho deve variar entre 10 e 12, nunca menor ou maior. Menor oferece dificuldade de leitura, cansa o olhar e maior dá a impressão de que o candidato quis espichar a informação. Evite margens para que o currículo fique com visual mais limpo.Inclusive, no final deste artigo há um modelo para você baixar já formatado.

6. Premiações e outros destaques

Com certeza esse item chama a atenção do recrutador. Em meio a tantas listas de empresas se você tiver recebido algum prêmio pela atuação profissional ou algum outro tipo de reconhecimento ele vai olhar para seu currículo de outra forma.

7. Pretensão salarial só se solicitarem

Só diga a remuneração desejada se a empresa exigir no anúncio da vaga e nunca no currículo, só por e-mail e telefone. Em algumas corporações, os benefícios da vaga podem ser um complemento tão interessante para o colaborador quanto o salário. Assim, dizer quanto deseja ganhar sem ser perguntado pode fazer você perder uma bela oportunidade.

8. A verdade acima de tudo

Nunca diga que fez algo ou que tem uma habilidade só para impressionar. Lembre-se que o papel aceita tudo, mas o recrutador usa técnicas que podem desmascarar um currículo e se você ainda assim conseguir passar pela entrevista, no dia a dia seus diretores verão que você não é tudo que falou. Assim, de nada irá adiantar ter elaborado o currículo perfeito se rapidamente o esforço para ser contratado cair por terra. Dessa forma, em pouco tempo você estará distribuindo-o novamente.

Para te ajudar na tarefa de destacar-se aos olhos do recrutador, a EBVendas oferece um modelo de currículo preenchido, para te mostrar a forma de informar sobre você, e um para preencher. Depois é só distribuir para as empresas em que você sonha em trabalhar.

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