Será que você é um vendedor chato?
A EBVendas mostra o que faz de você pouco querido pelo cliente e como pode agir para ser um profissional respeitado, além de bom de vendas
O mesmo vendedor que é considerado chato é bastante útil para outros. Sim, você pode ser os dois ao mesmo tempo. A imagem que muitos têm dos vendedores é que são profissionais chatos, dispostos a venderem a todo custo, pois isso significa várias ligações e uma caixa de entrada repleta de e-mails com pedidos de reunião para eles.
Já notou que quando você é o cliente se o vendedor tenta te empurrar várias ofertas que nada têm a ver contigo sai de lá dizendo que ele é um vendedor chato? Caso ocorra o contrário, ele ofereça justamente produtos que você precisa, pode até não fazer nenhum elogio a ele, mas sairá satisfeito com o atendimento e eventual compra.
Nas vendas B2B, o processo é ainda mais delicado. Normalmente envolve contratos com valores altos, por isso o decisor tende a pensar bem mais se vai fechar ou não. Assim, a venda leva mais tempo e envolve mais variáveis. É só você pensar quando sai a procura de um tênis e de um apartamento. Escolher o imóvel leva bem mais tempo, pois trará mais impacto na sua vida. Por isso, você avalia vários elementos antes de estar com as chaves em mãos: o apartamento em si, localização, valor, forma de pagamento e muito mais, alguns critérios são baseados exclusivamente no seu gosto pessoal.
O mesmo acontece com o seu cliente, quanto mais complexa a venda, mais difícil é decidir com quem irá fechar, principalmente se está trocando de prestador de serviço, produto ou adquire o produto pela primeira vez. Assim, você tem que mostrar quais as vantagens do seu produto – quanto ele irá economizar a longo prazo, lucrar, evitar erros, agilizar processos e muito mais, depende do seu tipo de produto ou serviço.
Dessa forma, se você visita um cliente e só fala das maravilhas do seu portfólio, cuidado! É necessário ouvir, entender a demanda, o momento da empresa e os critérios próprios que o cliente leva em conta para se decidir. Exercitar a empatia é um ótimo caminho, como já mostramos no artigo do especialista em vendas Fábio Prandi.
A proposta do bom vendedor
Seja o vendedor com a proposta que o cliente precisa, no local e hora certa, disposto a ouvir, adaptar-se e até a tirar o time de campo em alguns momentos. Abrir mão da negociação às vezes deixa o caminho aberto para vendas futuras, desde que você tenha habilidade para manter o contato com o cliente. Insistir, não arredar o pé, te torna um vendedor chato.
O vendedor bom, legal, é aquele útil à empresa, com propostas pertinentes, de valor. O chato é o que quer vender algo que pode até ser bom, mas não para aquela companhia ou naquele momento.
E aí, você tem sido um vendedor chato? Agora já sabe como fazer para mudar!