vendedor chato

O mesmo vendedor que é considerado chato é bastante útil para outros. Sim, você pode ser os dois ao mesmo tempo. A imagem que muitos têm dos vendedores é que são profissionais chatos, dispostos a venderem a todo custo, pois isso significa várias ligações e uma caixa de entrada repleta de e-mails com pedidos de reunião para eles.

Já notou que quando você é o cliente se o vendedor tenta te empurrar várias ofertas que nada têm a ver contigo sai de lá dizendo que ele é um vendedor chato? Caso ocorra o contrário, ele ofereça justamente produtos que você precisa, pode até não fazer nenhum elogio a ele, mas sairá satisfeito com o atendimento e eventual compra.

Nas vendas B2B, o processo é ainda mais delicado. Normalmente envolve contratos com valores altos, por isso o decisor tende a pensar bem mais se vai fechar ou não. Assim, a venda leva mais tempo e envolve mais variáveis. É só você pensar quando sai a procura de um tênis e de um apartamento. Escolher o imóvel leva bem mais tempo, pois trará mais impacto na sua vida. Por isso, você avalia vários elementos antes de estar com as chaves em mãos: o apartamento em si, localização, valor, forma de pagamento e muito mais, alguns critérios são baseados exclusivamente no seu gosto pessoal.

O mesmo acontece com o seu cliente, quanto mais complexa a venda, mais difícil é decidir com quem irá fechar, principalmente se está trocando de prestador de serviço, produto ou adquire o produto pela primeira vez. Assim, você tem que mostrar quais as vantagens do seu produto – quanto ele irá economizar a longo prazo, lucrar, evitar erros, agilizar processos e muito mais, depende do seu tipo de produto ou serviço.  

Dessa forma, se você visita um cliente e só fala das maravilhas do seu portfólio, cuidado! É necessário ouvir, entender a demanda, o momento da empresa e os critérios próprios que o cliente leva em conta para se decidir. Exercitar a empatia é um ótimo caminho, como já mostramos no artigo do especialista em vendas Fábio Prandi.

A proposta do bom vendedor

Seja o vendedor com a proposta que o cliente precisa, no local e hora certa, disposto a ouvir, adaptar-se e até a tirar o time de campo em alguns momentos. Abrir mão da negociação às vezes deixa o caminho aberto para vendas futuras, desde que você tenha habilidade para manter o contato com o cliente. Insistir, não arredar o pé, te torna um vendedor chato.

O vendedor bom, legal, é aquele útil à empresa, com propostas pertinentes, de valor. O chato é o que quer vender algo que pode até ser bom, mas não para aquela companhia ou naquele momento.

E aí, você tem sido um vendedor chato? Agora já sabe como fazer para mudar!

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Escola Brasileira de Vendas

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Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

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