vendedores B2B

O vendedor brasileiro, segundo um estudo mostrado no Jornal Nacional, é o segundo que menos sorri no mundo, fica atrás apenas do Japão. A pesquisa avaliou o sorriso como um dos sinônimos de simpatia, cartão de visita para vendedores que atendem o cliente a procura de uma roupa, tênis ou alimento.

O interessante é que a pesquisa foi feita sobre vendas B2C, mas o uso do sorriso e empatia são chave/segredos dos vendedores B2B também. O bom vendedor, via de regra, é empático sempre.  

Diferente da venda B2C, na venda  B2B, é o vendedor que vai até o cliente, visitando-o em sua empresa e/ou escritório . Nesse ambiente/contexto, o sorriso no rosto é chave para início de uma boa relação. Também é o básico e mais que esperado. E simpatia, além de educação, são características que devem permear todas as relações humanas, nem é preciso ressaltar, certo?

Chegar até seu cliente com a cara amarrada é praticamente suicídio, você está no espaço dele e interessado em fechar um bom negócio. Lembra?

É preciso mais. E o que clientes realmente querem? De acordo com uma pesquisa da Sales Process Consulting, de Zurique, com 120 diretores de grandes empresas do mundo inteiro, os clientes querem que o vendedor de fato entenda o que vende e principalmente quais serviços e produtos podem significar soluções para as empresas deles. No mesmo estudo, foi perguntado aos vendedores o que eles pensavam ser o mais importante para o cliente. Conhecimento do negócio do cliente e, capacidade de oferecer soluções personalizadas ocupou a terceira posição.

Ou seja, há um descompasso enorme entre as expectativas de clientes e a comportamento/visão dos vendedores. 39% dos diretores disseram que estavam insatisfeitos quanto à habilidade apontada por eles como a mais importante. Justamente aqueles a quem todo executivo de contas e representante comercial deseja conquistar. Traquejo social, boa comunicação, empatia e outros foram pouco citadas pelos clientes. No entanto, é preciso ressaltar que são essas características que podem ajudar e muito a entender melhor o que o cliente quer para oferecer a proposta correta, que realmente tenha valor para quem decide entre comprar de você ou não.

Em uma negociação que tanto você quanto outro vendedor oferecem o mesmo serviço ou produto, tenha certeza que o cliente optará por quem se sair melhor no atendimento.

Vendedores experientes sabem disso.

Ao passar pelo treinamento da EBVEndas e praticar técnicas de perguntas, uma das executivas de contas do Santander relatou que:

“Eu apliquei as técnicas em uma negociação e o cliente confessou que, apesar de ele ter um concorrente que oferecia o mesmo serviço por um preço mais baixo, fechou comigo pelo atendimento exemplar. Utilizando o que foi ensinado no treinamento, perguntei, ouvi mais, e deixei o cliente pensar. Isto era exatamente o que ele queria”, Helen J., Executiva de Contas do Santander GetNet.

Então, para que o cliente continue a negociação até a assinatura do contrato lembre-se:

  1. Sorrir e ser educado é mais do que esperado
  2. ENTENDER AS NECESSIDADES DA EMPRESA É QUE FAZ A DIFERENÇA
  3. As habilidades chave, como comunicação, empatia, saber ouvir, vão fazer a diferença no momento de descobrir qual a melhor proposta para o cliente

A EBVendas está aqui para te ajudar a conquistar bons negócios, venha sempre a procura de dicas. Conhecimento te ajudará a diferenciar-se dos outros.

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Escola Brasileira de Vendas

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Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

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