Administração do tempo em vendas

Falta de liderança pessoal é uma vilã na administração do tempo. Uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional só consegue permanecer focado em uma tarefa por no máximo 11 minutos até que o telefone toque. Uma vez que ele para uma tarefa, isso custa, em média, 25 minutos até que a atenção se volte àquela primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de até 2 horas diárias. E em vendas nem é necessário dizer que essas duas horas perdidas poderiam ser transformadas em tempo com um contato estratégico, uma reunião para fechar um contrato ou horas para estudar seu cliente. Por isso, vendedor, fique atento, ter uma boa administração do tempo é fundamental em vendas, pois exige inúmeras reuniões, cursos de capacitação, tempo para fazer relatórios e preparar apresentações.  É preciso administrar seu tempo melhor e olhar para sua jornada e você de maneira integrada, como mostrarei a seguir.

O aumento da velocidade, volume e complexidade no ambiente de trabalho e a intensa pressão competitiva exigem hoje do profissional uma revisão na sua administração do tempo e uma mudança na sua auto-organização, atitudes e hábitos. Novas soluções e respostas são necessárias para capacitar o profissional a aumentar sua produtividade pessoal e eficácia no trabalho. O sucesso de um profissional na empresa depende cada vez mais da maneira como ele lida com as pressões e com as múltiplas demandas, define e administra suas prioridades, organiza seu tempo e executa suas ações.

Todo profissional, qualquer que seja o seu cargo, somente poderá desempenhar efetivamente suas funções e colocar em plena ação seu conhecimento e competências gerenciais se rever e aperfeiçoar seus hábitos, práticas e sistemas de trabalho. Para isso, deve utilizar melhor as ferramentas de autogestão, administrar melhor o seu tempo e a si próprio.

Vamos conhecer a Gestão de SI mesmo – divididas em quatro dimensões:

  • Auto-conhecimento – As pessoas tem ficado muito iguais. Para “quebrar” este padrão é necessário que cada uma conheça seus TALENTOS, PROPÓSITOS, OBJETIVOS DE VIDA e até suas LIMITAÇÕES.

  • Auto-disciplina –  As pessoas estão no “automático” e quando se deparam com situações imprevistas elas “explodem”.

  • Autoconfiança – “Se olhe no espelho e diga que você é bom em tudo que faz e acredite na pessoa que é.” É preciso auto superação com Paz e Harmonia. Seja seu melhor amigo!

  • Fisiologia – Todos querem trabalhar da melhor maneira possível, mas algumas vezes o que se vê, são pessoas apáticas, com a aparência largada…Estas pessoas não estão bem consigo mesmo, como poderão cuidar do outro e executar seu papel com excelência?

Dicas para exercer o autoconhecimento e obter mais autoliderança:

  • Defina claramente os seus objetivos e metas;

  • Vença e renove seus hábitos. Mudança só será possível se você estiver realmente aberto para isso;

  • Olhe para você e veja sua vida  de maneira integrada, e não somente no âmbito profissional e/ou pessoal.

  • Reveja periodicamente o seu planejamento pessoal, se não tem precisa fazer, a fim de obter clareza de suas decisões.

  • Evite expressões que programam negativamente seu cérebro como “não vou conseguir”, isto é difícil ou “não sou capaz”;

Vendedores, não se esqueçam, quando o assunto é tempo:

  • Tempo é Vida – concluímos que o tempo é o recurso fundamental, a matéria-prima básica para a produtividade, pois quando ele acaba não se tem tempo de obtê-lo mais.
  • Tempo é produtividade – cabe a cada um utilizar da sua capacidade mental, habilidade, inteligência para utilizar da melhor maneira possível o seu tempo.
  • Tempo é dinheiro – o tempo perdido não pode ser guardado para amanhã, por isso quem não administra o tempo joga sua vida e dinheiro fora.

CUIDADO com os desperdiçadores de tempo mais frequentes nas organizações:

  • PROCRASTINAÇÃO

  • INTERRUPÇÕES

  • REUNIÕES IMPRODUTIVAS

  • DESORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

  • DIFICULDADE EM DIZER “NÃO”

Que tal ganhar alguns minutos preciosos no seu dia, administrando melhor seu tempo e atividades

“A persistência é o caminho do êxito”. Charles Chaplin

 

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Cristina Granado

Escrito por

A professora sentiu na pele as delícias e dores de ser vendedora por 10 anos. Cristina foi coordenadora comercial na EAGLE´S FLIGHT, onde ficou conhecida por superar metas mês a mês e inspirar todas as pessoas que coordenava. Depois, tornou-se coach executivo e consultora de desenvolvimento organizacional. Desde então, atende a grandes empresas nacionais e multinacionais, como: Senac, Caixa, Grupo Pão de Açúcar, Avianca Linhas Aéreas, entre muitas outras.

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