Tres erros em e-mails que fazem você perder clientes

Em “Você é profissional ao escrever e-mails?” falamos sobre como elaborar o conteúdo das mensagens para clientes. Neste artigo, você aprenderá quais os três detalhes que deixam seu e-mail para o cliente ainda mais profissional, serão dicas sobre a forma: desde o endereço até a assinatura.

São detalhes simples, mas preciosos para você se comunicar bem no ambiente profissional e evitar falhas que podem fazer você perder clientes. Assim, não os subestime.

Preste sempre atenção nos seguintes pontos:

Endereço: normalmente o endereço de e-mail é elaborado pelas empresas e não há como trocá-lo, são endereços fáceis de lembrar, sem complicações para o cliente no momento de digitar. Como: talita@empresa.com.br. Assim, sempre use o e-mail empresarial. Se por ventura o e-mail institucional der problema algum dia e for imprescindível mandar e-mail de outro provedor, nunca use joaoskatista@provedor.com.br, por exemplo. Nestes casos excepcionais, mande de um e-mail alternativo, mas com endereço mais formal. Exemplo: seunome.sobrenome@provedor.com.br

Blocos de texto: divida a mensagem em partes, principalmente se for um pouco mais extensa. Como dito no primeiro artigo sobre e-mails, lembre-se que não é necessária uma mensagem longa para ser eficaz, mas clara. Esta divisão em blocos facilita o entendimento. (exemplo no final do artigo)

Assinatura: coloque seu nome, sobrenome e outras formas de contato, como números de telefone, endereço de skype e outros que julgar importantes. Coloque a logo da empresa também, fica esteticamente mais chamativo e passa profissionalismo.

Apesar de e-mail ser uma forma muito comum de comunicação, há quem prefira dar continuidade na conversa de outras formas, facilitar a visualização dos contatos estimula esta ação e mostra que você está disposto a atendê-lo de outras maneiras.

Exemplo de assinatura para e-mail:

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assinatura de e-mail profissional

Esses são os três detalhes que deixam seu e-mail ainda mais profissional. Ressalto, não os desvalorize, como diz o ditado: “O diabo mora nos detalhes”. Abaixo, veja dois exemplos de e-mails completos, com todas as dicas.

Modelo 1

Olá Silvia, tudo bem?

Gostaria de agendar uma reunião para apresentar um novo serviço de fluxo de caixa, evolução do que implantamos na sua empresa há dois anos, o qual atende a novas demandas que surgiram recentemente. O sistema permite acompanhamento em tempo real via aplicativo no celular e outras soluções interessantes.

Qual o melhor dia e horário para eu lhe explicar melhor, pessoalmente?

Atenciosamente,

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exemplo de como fazer assinatura para e-mail empresarial

Modelo 2

Olá Marina, como vai?

Conforme conversamos por telefone, envio o orçamento detalhado sobre o serviço solicitado. Estou a disposição para resolver quaisquer dúvidas sobre o investimento, prazos ou qualquer outro tema sobre o orçamento.

Se preferir, podemos nos encontrar pessoalmente.

Atenciosmente,

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como fazer assinatura de e-mail comercial

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