Qual seu foco em vendas

Minha experiência diz que formar um profissional em vendas eficiente e focado é um dos maiores desafios para as organizações. A maioria não faz a mínima ideia de como ou onde procurar as pessoas que irão formar suas equipes.

A maior dificuldade, acredito, é o fato de que muitos vendedores não SÃO vendedores, ESTÃO vendedores. Poucas pessoas planejam para si uma carreira de vendedor, entram na área por contingências e vão ficando.

Mas, quais são as habilidades que o vendedor precisa ter para ser competente? Hoje “Conversa de vendedor” não funciona mais para trabalhar com vendas. É preciso se profissionalizar e buscar uma boa formação como em todas as áreas corporativas.

Chegar a necessidade do cliente, atendê-lo e só depois pensar em ampliar a venda.

Nada de “empurroterapia”!

Pensando em competências e habilidades de ser um GESTOR DE NEGÓCIOS, o que é bem diferente de ser Vendedor, destaco as competências que formam um profissional da área de vendas: Disciplina, comunicação, criatividade, capacidade investigativa, adaptabilidade, empatia, networking, tenacidade comercial e foco.

Ao longo de nossos artigos falaremos sobre cada uma delas, mas quero iniciar com a que faz de você um CAMPEÃO em seu trabalho: FOCO

A ciência que estuda o funcionamento do cérebro – neurociência, nos ajuda a entender que nossa capacidade de atenção/foco determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa. Se nosso foco/atenção é ruim, nos saímos mal. Se é poderoso, podemos nos sobressair. Embora a conexão entre foco/atenção e excelência permaneça oculta a maior parte do tempo, pois entra aqui a capacidade de execução, o foco/atenção reverbera em quase tudo que tentamos realizar.

Em vendas a 1° etapa e saber que o mais importante não é vender…É se perguntar: “Estou focado em quê?”

Os campeões estão focados no que querem alcançar.

O ter foco é se perguntar:

Como vou ajudar um bom cliente a vender mais, através de meus serviços e produtos?”

Para ajudar seu cliente a vender mais é preciso entrar na 2° etapa – a Estratégia. Você precisa ajustar toda a sua estratégia a todos os seus produtos e serviços da sua empresa para proporcionar ao seu cliente o crescimento.

Percebe a diferença entre olhar para você e olhar o cliente? O foco sempre deve ser ele e em seus produtos e serviços – você deve acrescentar, agregar valor ao seu cliente.

O seu cliente, vendo o seu foco em ajudá-lo a ter mais negócios, passará a tê-lo como um verdadeiro consultor e consequentemente irá utilizar seus serviços e produtos na “cadeia produtiva”:

                      Seu cliente ———-Você/Produtos e serviços——-Cliente final dele

Com isso, irá recomendá-lo a seu meio de negócios, trazendo mais notoriedade para você e sua empresa.

 

Organizações andam loucos à caça de profissionais que possuam FOCO. Você o tem? Mostre-se, apresente-se, habilite-se! E boas vendas.

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Cristina Granado

Escrito por

A professora sentiu na pele as delícias e dores de ser vendedora por 10 anos. Cristina foi coordenadora comercial na EAGLE´S FLIGHT, onde ficou conhecida por superar metas mês a mês e inspirar todas as pessoas que coordenava. Depois, tornou-se coach executivo e consultora de desenvolvimento organizacional. Desde então, atende a grandes empresas nacionais e multinacionais, como: Senac, Caixa, Grupo Pão de Açúcar, Avianca Linhas Aéreas, entre muitas outras.

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