Porque saber executar é obrigação para ter sucesso em vendas
Execução, esta talvez seja uma das competências mais desafiadoras nas corporações. Execução não é o que fazemos. Execução é como fazemos o que fazemos. E esta diferença é crucial.
Porque saber executar é a forma de coordenar os três processos-chave de qualquer negócio: o processo de pessoas, a estratégia e o plano operacional. Execução é o que define o nível de maturidade de uma organização.
“No seu sentido fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela.” Larry Bossidy & Ram Charan
Devemos colocar atenção nos 4 passos que podem levar a EXECUÇÃO ao FRACASSO:
- Ter “um milhão” de metas, objetivos e projetos – acabamos perdendo o foco
- Não saber o que fazer – com tantas tarefas é possível se perder nas prioridades
- Não manter um controle do que é preciso fazer e quando fazer – Liderança pessoal
- Não ser responsabilizado – Por vezes, a liderança é fraca e deixa passar os erros
O importante é ter o conhecimento e praticar os ELEMENTOS DA EXECUÇÃO:
- Foco é dizer NÃO quando necessário
- Foque no crucial, todo o resto serve para tirar-lhe da meta
Qual o segredo para o desenvolvimento de uma boa execução?
Cada profissional de vendas deve ver seu trabalho como seu negócio e fazer a GESTÃO.
Quais as competências necessárias?
- Planejamento de ação – habilidade de formular planos de ação e mobilizar as pessoas ao plano
- Alinhamento Estratégico – direcionar a execução para cumprir os objetivos do planejamento
- Conhecimento técnico – entender profundamente as práticas funcionais da organização
- Definição de prioridades – classificar as ações em: importantes X urgentes
- Aprendizagem rápida – capacidade de rever paradigmas e aprender com as experiências
- Diálogo claro – Conscientizar as pessoas envolvidas do que elas precisam fazer
- Credibilidade – manter sua palavra – fazer o que fala – e dar o exemplo
- Fazer acontecer – ser produtivo de maneira consistente e não estressando os recursos
- Monitoramento – acompanhar o processo de execução através de métricas
- Resolução de problemas – definir o problema, as suas causas e propor uma solução robusta
- Negociação – gerenciar conflitos e construir acordos de benefícios mútuos. Ganha – Ganha
- Inteligência emocional _ Resiliência – capacidade de controlar suas emoções e as dos outros, assim como também superar dificuldades e perseverar rumo ao sucesso
O processo de execução é um conjunto específico de comportamentos e técnicas que os Gestores de vendas precisam dominar para realizarem a gestão de sua estratégia para obterem vantagens competitivas