Porque saber executar é obrigação para ter sucesso em vendas

Execução, esta talvez seja uma das competências mais desafiadoras nas corporações. Execução não é o que fazemos. Execução é como fazemos o que fazemos. E esta diferença é crucial.

Porque saber executar é a forma de coordenar os três processos-chave de qualquer negócio: o processo de pessoas, a estratégia e o plano operacional. Execução é o que define o nível de maturidade de uma organização.

No seu sentido fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela.”  Larry Bossidy & Ram Charan

Devemos colocar atenção nos 4 passos que podem levar a EXECUÇÃO ao FRACASSO:

  •   Ter “um milhão” de metas, objetivos e projetos – acabamos perdendo o foco
  •   Não saber o que fazer – com tantas tarefas é possível se perder nas prioridades
  •  Não manter um controle do que é preciso fazer e quando fazer – Liderança pessoal
  •  Não ser responsabilizado – Por vezes, a liderança é fraca e deixa passar os erros

O importante é ter o conhecimento e praticar os ELEMENTOS DA EXECUÇÃO:

  • Foco é dizer NÃO quando necessário
  • Foque no crucial, todo o resto serve para tirar-lhe da meta

Qual o segredo para o desenvolvimento de uma boa execução?

 Cada profissional de vendas deve ver seu trabalho como seu negócio e fazer a GESTÃO.

Quais as competências necessárias?

  1. Planejamento de ação – habilidade de formular planos de ação e mobilizar as pessoas ao plano
  2. Alinhamento Estratégico – direcionar a execução para cumprir os objetivos do planejamento
  3. Conhecimento técnico – entender profundamente as práticas funcionais da organização
  4. Definição de prioridades – classificar as ações em: importantes X urgentes
  5. Aprendizagem rápida – capacidade de rever paradigmas e aprender com as experiências
  6. Diálogo claro – Conscientizar as pessoas envolvidas do que elas precisam fazer
  7. Credibilidade – manter sua palavra – fazer o que fala – e dar o exemplo
  8. Fazer acontecer – ser produtivo de maneira consistente e não estressando os recursos
  9. Monitoramento – acompanhar o processo de execução através de métricas
  10. Resolução de problemas – definir o problema, as suas causas e propor uma solução robusta
  11. Negociação – gerenciar conflitos e construir acordos de benefícios mútuos. Ganha – Ganha
  12. Inteligência emocional _ Resiliência – capacidade de controlar suas emoções e as dos outros, assim como também superar dificuldades e perseverar rumo ao sucesso

O processo de execução é um conjunto específico de comportamentos e técnicas que os Gestores de vendas precisam dominar para realizarem a gestão de sua estratégia para obterem vantagens competitivas

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Cristina Granado

Escrito por

A professora sentiu na pele as delícias e dores de ser vendedora por 10 anos. Cristina foi coordenadora comercial na EAGLE´S FLIGHT, onde ficou conhecida por superar metas mês a mês e inspirar todas as pessoas que coordenava. Depois, tornou-se coach executivo e consultora de desenvolvimento organizacional. Desde então, atende a grandes empresas nacionais e multinacionais, como: Senac, Caixa, Grupo Pão de Açúcar, Avianca Linhas Aéreas, entre muitas outras.

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