perguntas estratégicas de vendas

A boa negociação é a que produz resultados que satisfazem bem os nossos interesses e dos clientes. Trazer os verdadeiros interesses dos demais envolvidos, e não só os particulares, na negociação de forma tranquila e até tolerável é o caminho ideal. Aprenda a fazer negociações de sucesso! Para isso, começo com algumas dicas essenciais:

  • Foque em interesses comuns;
  • Busque entender os interesses de seus clientes;
  • Entenda os interesses escondidos por trás da “fala do cliente”;
  • Pergunte “Por que” e “Por que não”

É fundamental que você tente o quanto puder entender as alternativas de seus clientes, pois o sucesso da sua negociação está muito ligada à qualidade e à percepção destas alternativas. Lembre-se: “ouça muito, fale pouco e faça perguntas adequadas e inteligentes” para entender profundamente as necessidades, expectativas, anseios e sonhos da outra parte.

Concordo com você que para chegarmos ao atendimento de excelência e fecharmos bons negócios é preciso enfrentar grandes desafios, com por exemplo, desenvolver o processo de criação de opções e entendimento dos interesses do cliente. Para isso, é fundamental saber fazer perguntas de qualidade.

Perguntas estratégicas em vendas:

– Por quê, Qual, O que– ferramentas potente para entender e verificar necessidades existentes e latentes – Pergunte “Por que” o tempo todo, pois ao fazer perguntas o cliente lhe dá informações complementares sobre o que ele realmente deseja. “Por que você quer isso?”; “Qual é o problema?”; “O que o preocupa?”; O objetivo aqui é descobrir o que realmente motiva a outra parte.

Por que não? – Não vá embora da negociação sem antes saber e entender os motivos do “NÃO”. Esta informação nos ajuda a melhorar nossa performance, entender mais sobre os seus concorrentes e levá-los ao autodesenvolvimento para que possa alcançar mais os objetivos.

Por outro lado, o NÃO pode ser utilizado para ajudar a ajustar melhor seu serviço/produtos à necessidade do cliente, principalmente quando o cliente reluta em relevar seus interesses. “Por que não fazer assim?”. Pergunte-se também “O que há de errado com essa minha abordagem?”. O poder da negociação, não está somente nas perguntas, mas nas intenções por trás delas. Diga ao seu cliente que seu papel é aumentar os resultados do negócio dele.

E se. Esta pergunta para não dizer NUNCA, direi que quase nunca é utilizada, por nós, os vendedores.  Com esta pergunta você levará o cliente a abrir sua visão referente aos efeitos que alcançará com a aquisição de seus serviços/produtos. “E se nós (mostre estar junto!) reduzirmos algo no do projeto para que possa adquirir estas soluções que estou lhe trazendo, assim ficará com o seu orçamento menos “apertado?”. O objetivo aqui é envolvermos e levar o cliente a discutir as opções.

Outro fator relevante a destacar nas negociações é a comunicação. Cuidado com o que fala e promete! Falhas na comunicação tendem a gerar acordos ruins, conflitos e perdas financeiras e de negócios.

Dica: ouça muito, fale pouco e certifique- se que absolutamente tudo ficou claro para todos os envolvidos na negociação.

Prepare-se, pois “A falha na preparação é a preparação para a falha” – Benjamin Franklin

Os bons compromissos e acordos são claros, bem desenhados e duradouros. Aconselho dedicar-se ao processo de negociação para cuidar da elaboração e implementação de compromissos inteligentes no qual o que foi acordado faça parte no momento do fechamento do negócio, a fim de não gerar o fracasso da negociação e/ou “retrabalho”.

Gostaria de aprofundar-se mais nestes temas e outros para executar um atendimento impecável?

Entre em contato conosco, pois estamos prontos para lhe ajudar! E não se esqueça: Vender é ajudar! Vender é Servir com prazer os seus clientes!

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Cristina Granado

Escrito por

A professora sentiu na pele as delícias e dores de ser vendedora por 10 anos. Cristina foi coordenadora comercial na EAGLE´S FLIGHT, onde ficou conhecida por superar metas mês a mês e inspirar todas as pessoas que coordenava. Depois, tornou-se coach executivo e consultora de desenvolvimento organizacional. Desde então, atende a grandes empresas nacionais e multinacionais, como: Senac, Caixa, Grupo Pão de Açúcar, Avianca Linhas Aéreas, entre muitas outras.

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