Quais resultados quer alcançar na crise?

É tão agradável ficarmos na nossa zona de conforto, onde tudo é previsível e seguro,

com problemas, mas que sabemos como lidar com eles, com situações que fluem da forma habitual, mesmo com as contrariedades de costume, em que os clientes com que lidamos são conhecidos e fáceis de interagir pelo hábito que temos.

Eis senão quando: algo de muito chato acontece!

O mercado muda, os pressupostos da economia caem sobre nós numa realidade que não prevíamos (e que não criamos), tudo parece desabar a nossa volta num redemoinho de acontecimentos e emoções que assusta e cria uma desestabilização total!

Desse ponto, e bem-vindos ao mundo tal como ele é, temos duas hipóteses, pelo menos. Recolhemos e esperamos que a tempestade passe ou agarramos e vamos vender guarda chuvas! (desculpem o clichê, mas faz sentido nesta lógica).

São os clientes que reduzem as encomendas, as adiam ou as cancelam, são os pagamentos que atrasam e não permitem cumprir as finanças como previsto, são novas regras definidas para o setor econômico, leia-se impostos, que aumentam os encargos. Enfim, um sem número de situações que vão exigir uma nova forma de estar e de agir para nos adaptarmos. Que tal então criar movimentos de relacionamento mais próximo com os clientes? Ou novas formas de follow up, com valor agregado diferenciado para cada segmento de clientes? Ou… já entendeu, não foi?

Há cerca de um século atrás um sábio dizia que insanidade é esperar obter resultados diferentes agindo da mesma forma! 

Quando foi a última vez que fez algo de novo na sua atividade comercial pela primeira vez?

Que diferenças tem incorporado de forma visível e efetiva no seu dia a dia? Quantos comentários escuta de quem o conhece dizendo que notam as diferenças? Em que lhe perguntam o que se passa, se fez algum curso, mas “está diferente”… E isso é bom, pois significa que o seu trabalho interno para adaptação se está verificando no mundo externo, de preferência com maior eficácia e eficiência! E dessa forma, os seus clientes começam a reagir diferente, sainda também da “normose”!

Em crise, CRIE! Use o “S” para criar o “Sucesso” que quiser, ou o “Sofrimento” que quiser, depende de você. (nota, n me lembro de onde retirei isto…)

Uma certeza porém: quem quer faz, quem não quer desculpa-se! Qual o seu posicionamento?

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Manuel Matos

Escrito por

Manuel Matos é consultor e coach internacional com 20 anos de experiência em Desenvolvimento e Produtividade nas Organizações, com consultoria e treinamentos de vendas, liderança, negociação, entre outras, é português e foi convidado para vir ao Brasil em 2011, e ficou.

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