2 funções e 4 atitudes no WhatsApp que transformam a comunicação com o cliente
Passatempo para uns, um aplicativo que favorece a distração para outros, a verdade é que o WhatsApp pode ser bem mais útil, principalmente na comunicação com o cliente e para fazer networking. No entanto, quando não observa-se detalhes o efeito pode ser muito negativo para sua imagem profissional. Para tirar o máximo de proveito, a EBVendas traz duas funções e quatro atitudes no WhastApp que transformam a comunicação com o cliente, configurações que fazem toda diferença para quem o usa profissionalmente.
1. Tome cuidado com o status e foto utilizada no WhatsApp
Mesmo se preferir não usar o aplicativo para trocar mensagens com o cliente, tome cuidado com a foto que coloca na identificação e com o status, caso o telefone do cartão de visitas e e-mail sejam os usados no app. A nova versão do app mostra todos os contatos cadastrados, por isso sua foto e status são as primeiras coisas que seus clientes verão a seu respeito ao abrir o WhatsApp. Há, inclusive, uma função nos ajustes do aplicativo para ocultar a foto e o status para quem não é um contato seu ou para todos. A recomendação da EBVendas é que isto não seja feito. A foto ajuda a identificá-lo e o status pode ficar em branco, ter uma mensagem neutra (as automáticas) ou mensagem profissional sobre seu serviço ou empresa.
2. Grupos profissionais
Nada te impede de criar um grupo para a empresa ou com profissionais que possam compartilhar informações interessantes. Porém, cuidado com as mensagens que envia, deixe as postagens engraçadas, a menos que tenha a ver com o assunto discutido, para grupos de amigos. Normalmente, os moderadores estabelecem normas de conduta e quem as infringe é excluído. Já pensou em quanto isto pode ser constrangedor?
2.1 Quem adicionar nos grupos
Infelizmente o WhatsApp não tem a funcionalidade de aceitar inclusão em grupos. Por isso, antes de adicionar pergunte se a pessoa deseja participar. O participante pode sair quando quiser, mas é uma situação chata que pode ser evitada.
3. Horários para falar com o cliente ou colega on-line
Muita gente não se incomoda de receber mensagens sobre trabalho a qualquer dia e hora, mas a menos que seja para um happy hour ou que você saiba qual a opinião da pessoa sobre isto, evite comunicar-se com ela após o horário comercial dos dias úteis. Lembre-se que o celular fica com a pessoa o tempo todo praticamente e pode ser incômodo receber mensagens sobre trabalho durante o período de descanso ou lazer.
4. Mostrar-se on-line pode gerar ansiedade, desative o visto pela última vez
Na internet as pessoas esperam respostas rápidas. Por mostrar qual a última vez que o usuário acessou o aplicativo, a ansiedade é maior ainda. Todos sabemos que estar on-line não quer dizer que você esteja disponível. Uma forma de gerenciar esta espectativa é desativar o aviso. Isto pode ser feito em ajustes (iOS) ou em configurações (android), ambos no campo em privacidade.
O que você mostra e o modo com que se relaciona com o cliente, colegas e chefia faz muita diferença em como você é visto por eles. Aliás, sobre ferramentas on-line que usamos no dia a dia a EBVendas já produziu outros dois textos sobre como redigir e-mails, sua forma e conteúdo. Recomendamos que você leia para ter uma comunicação impecável.