2 funções e 4 atitudes no WhatsApp que transformam a comunicação com o cliente

Passatempo para uns, um aplicativo que favorece a distração para outros, a verdade é que o WhatsApp pode ser bem mais útil, principalmente na comunicação com o cliente e para fazer networking. No entanto, quando não observa-se detalhes o efeito pode ser muito negativo para sua imagem profissional. Para tirar o máximo de proveito, a EBVendas traz duas funções e quatro atitudes no WhastApp que transformam a comunicação com o cliente, configurações que fazem toda diferença para quem o usa profissionalmente.

1. Tome cuidado com o status e foto utilizada no WhatsApp

Mesmo se preferir não usar o aplicativo para trocar mensagens com o cliente, tome cuidado com a foto que coloca na identificação e com o status, caso o telefone do cartão de visitas e e-mail sejam os usados no app. A nova versão do app mostra todos os contatos cadastrados, por isso sua foto e status são as primeiras coisas que seus clientes verão a seu respeito ao abrir o WhatsApp. Há, inclusive, uma função nos ajustes do aplicativo para ocultar a foto e o status para quem não é um contato seu ou para todos. A recomendação da EBVendas é que isto não seja feito. A foto ajuda a identificá-lo e o status pode ficar em branco, ter uma mensagem neutra (as automáticas) ou mensagem profissional sobre seu serviço ou empresa.

2. Grupos profissionais

Nada te impede de criar um grupo para a empresa ou com profissionais que possam compartilhar informações interessantes. Porém, cuidado com as mensagens que envia, deixe as postagens engraçadas, a menos que tenha a ver com o assunto discutido, para grupos de amigos. Normalmente, os moderadores estabelecem normas de conduta e quem as infringe é excluído. Já pensou em quanto isto pode ser constrangedor?

2.1 Quem adicionar nos grupos

Infelizmente o WhatsApp não tem a funcionalidade de aceitar inclusão em grupos. Por isso, antes de adicionar pergunte se a pessoa deseja participar. O participante pode sair quando quiser, mas é uma situação chata que pode ser evitada.

3. Horários para falar com o cliente ou colega on-line

Muita gente não se incomoda de receber mensagens sobre trabalho a qualquer dia e hora, mas a menos que seja para um happy hour ou que você saiba qual a opinião da pessoa sobre isto, evite comunicar-se com ela após o horário comercial dos dias úteis. Lembre-se que o celular fica com a pessoa o tempo todo praticamente e pode ser incômodo receber mensagens sobre trabalho durante o período de descanso ou lazer.

4.  Mostrar-se on-line pode gerar ansiedade, desative o visto pela última vez

Na internet as pessoas esperam respostas rápidas. Por mostrar qual a última vez que o usuário acessou o aplicativo, a ansiedade é maior ainda. Todos sabemos que estar on-line não quer dizer que você esteja disponível. Uma forma de gerenciar esta espectativa é desativar o aviso. Isto pode ser feito em ajustes (iOS) ou em configurações (android), ambos no campo em privacidade.

O que você mostra e o modo com que se relaciona com o cliente, colegas e chefia faz muita diferença em como você é visto por eles. Aliás, sobre ferramentas on-line que usamos no dia a dia a EBVendas já produziu outros dois textos sobre como redigir e-mails, sua forma e conteúdo. Recomendamos que você leia para ter uma comunicação impecável.

melhore seu processo de vendas com a mensagem certa para seu cliente
Escola Brasileira de Vendas

Escrito por

Primeira escola especializada em vendas do Brasil com foco em alto desempenho comercial. Como toda boa escola de negócios, conta com os melhores professores do mercado para ajudar vendedores de todo país a descobrirem as técnicas e metodologias que geram verdadeiros resultados.

Deixe seu comentário